quinta-feira, 8 de março de 2018

Mulheres Inspiradoras da Moda

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e resolvi escrever este post contando um pouco da vida e trabalho de mulheres que são verdadeiras lendas do mundo da moda e inspirações para muitas pessoas, inclusive para mim.


Sempre a frente do seu tempo, Gabrielle Bonheur Chanel, foi uma estilista francesa fundadora de uma das maiores marcas do mundo, a Chanel. Nasceu em 1883 na cidade de Saumur na França, e veio de uma família simples. Ficou órfã precocemente e morou durante parte da infância e adolescência em um orfanato. Ao completar 18 anos foi para uma pensão e lá começou a se especializar em costura.

Adotou o apelido Coco durante sua breve carreira como cantora. Envolveu-se com alguns homens da alta sociedade, como o milionário Arthur Capel que foi seu grande amor e que ajudou a abrir sua chapelaria, que logo se tornou um sucesso encaminhando seus negócios para o ramo da moda.

Trouxe peças masculinas para a moda feminina e assim criou a calça feminina que atualmente é uma das peças chaves do guarda roupa de uma mulher. Além disso deixou as saias mais curtas em um momento que existia rigidez nas vestimentas femininas.

Depois ficou cada vez mais influente no mundo da moda e criou produtos diversos, como bolsas, sapatos, jóias e perfumes como o famoso Chanel nº 5. 


Aos 96 anos de idade, a designer de interiores Iris Apfel mantem um estilo diferente de se vestir, combinando cores, acessórios e estampas de um modo irreverente. 

Formada em História da Arte, foi trabalhando para um jornal que descobriu sua paixão em decorar casas. Junto com seu marido Carl que faleceu em 2015, viajou pelo mundo pechinchando acessórios em bazares que serviam para decorar casas de pessoas influentes como, por exemplo, a Casa Branca.

Se tornou um ícone fashion por ter um estilo diferente e seguir a sua própria tendência. Sempre extravagante e usando muitos acessórios, a Isis chama atenção pelo mundo. 

Em 2005 foi tema de uma exposição no Metropolitan Museum of Art na cidade de Nova York em que foram expostas peças da sua coleção pessoal que conta com raridades, a partir desse acontecimento se tornou uma celebridade na moda. 

Em 2011 fechou uma parceria com a marca de maquiagens M.A.C lançando uma coleação. Em 2014 foi lançado um documentário sobre a sua vida chamado Iris, Uma Vida de Estilo que está disponível na Netflix.


A poderosa Anna Wintour editora chefe da revista Vogue que é a mais importante do mundo, é a pessoa mais influente no ramo da moda. Ela é quem dita as principais tendências da moda. É vista como uma pessoa de personalidade fria e autoritária, inspirando a crianção da personagem Miranda Priestly, do filme O Diabo Veste Prada.

Desde adolescente a Anna está no mundo jornalistico e da moda, primeiro ajudou seu pai em um jornal tornando popular entre a juventude, em seguida trabalhou em uma loja importante de Londres e depois como editora assistente da revista americana Harper's Bazaar.

A fama de ambiciosa veio a partir de uma entrevista com a editora chefe da Vogue, Grace Mirabella, em que Anna deixou clara a sua vontade de estar no lugar dela.  Depois desse acontecimento ela começou seus trabalhos na Vogue americana como editora criativa e foi transferida para a Londres onde se tornou a editora chefe da revista.



A moda não seria a mesma se não existisse a fotografia, sabemos que é através dela que podemos acompanhar as publicações, desfiles e editoriais. Um nome de peso da fotografia artística e sobretudo de moda é da Annie Leibovitz, fotógrafa americana que sua carreira começou a se destacar trabalhando na revista Rolling Stones.

Fez fotografias icônicas como a do John Lennon nu abraçado com a sua esposa Yoko na cama, momentos antes de ser assassinado. Fotografou inúmeros famosos e até mesmo a Rainha Elizabeth.

Sua fotografia é intimista e ao mesmo tempo bastante criativa, misturando luzes artificias junto com a luz natural criando um efeito marcante e brincando com a realidade. Algumas delas parecem ter saído do mundo dos sonhos e outras parecem obras de arte.

Segue abaixo algumas de suas fotografias famosas: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário




Vinis e Outras Coisas - Copyright © 2018